
Minuta de memoria – 2º Seminario de Gestao
O IIº Seminário de Gestão, ocorrido no dia 23 de maio de 2025, iniciou-se com o debate do planejamento previdenciário do servidor, contando com a participação de convidados especialistas em direito previdenciário e do corpo jurídico da ASSEMP/BH. Foi discutida a importância do planejamento previdenciário diante da diversidade de regimes entre os trabalhadores e das reformas da previdência promovidas nas décadas passadas. Os associados tiraram dúvidas pontuais sobre os processos de aposentadoria, mas que requerem uma análise mais detida da documentação de cada um. Dessa maneira, com referência no trabalho do ASSEMP, foi sugerido estudar-se a possibilidade de oferecer o serviço de apoio ao planejamento previdenciário no âmbito da associação, para apoiar a solicitação de aposentadoria, dado o alto grau de judicialização de casos desse tipo. Foi esclarecido, ainda, pela representante do Sindifes presente na atividade, que estavam sendo feitos estudos sobre a adesão ou não ao plano da FUMPRESP, considerando que a previdência complementar já é uma realidade imposta.
Na segunda parte, desta vez na sede social da associação, a C.A.S.A da ASCEFET, foi apresentada uma pré-proposta de orçamento, baseada no histórico de despesas e receitas na configuração cultural tradicional da associação, com seus respectivos benefícios, eventos e formas de custeio. Os associados puderam apresentar propostas de alteração, que incluíram sugestões como: leilão do terreno em santa luzia com prioridade de lance para o associado em valor igual ou maior que a avaliação imobiliária, sendo aberto também para não associado; realizar o encontro/seminário no interior e procurar otimizar a participação em localidades próximas; abrir assembleias híbridas para permitir a participação do servidor do interior, não somente transmitidas; realizar ações conjuntas entre o núcleo de base do SINDIFES e a ASCEFET para estimular as filiações em ambas as entidades; elaborar as próximas propostas com base nos orçamentos realizados nos anos anteriores para efeitos de comparação, desde que haja compatibilidade nas contas contabeis; realizar assembleias para que se possa deliberar sobre os trabalhos das comissões e sobre os assuntos que forem trazidos aos seminários de gestão; inaugurar comissão de plano de saúde (alguns servidores tendo já se colocado à disposição); separar os custos com os benefícios aos associados dos custos com a administração do plano de saúde; realizar atividades que valorizem a participação dos associados aposentados, a exemplo de aulas de forró e ginástica do cérebro; valorizar e ampliar/divulgar ações que já estejam acontecendo, como subsidio a atendimento psicológico e ginástica do cérebro; realizar evento experimental/piloto sobre administração dos planos de saúde; revisar as formas de pagamento da mensalidade do sócio para extinguir pagamentos em boletos; revisar as taxas administrativas do plano de saúde, considerando a projeção de custos e escolha dos associados para questões como existência e formato de brindes, eventos, festas juninas, etc.; firmar convênio com redes de academia no formato gympass, como o que existe hoje ofertado pela ASSUFEMG; retomar a divulgação de convênios de hotelaria como o que existe com a AFFEGO, bem como ampliar a relação para com entidades similares como a ASSIMPRO e AFFEMG; restringir doações e patrocínios que sejam para benefícios individuais, entre outras propostas.
Ao final da exposição, foi reiterado que entendimentos divergentes sobre determinado assunto devem ser levados a deliberação no âmbito das assembleias, juntamente com os trabalhos amadurecidos do seminário de gestão, onde pudessem ser sistematizados os consensos e discordâncias. Reafirmou-se, ainda, a importância do Seminário de Gestão, que se avaliou ter sido melhor que o primeiro, cujos objetivos não estavam ainda bem definidos, e que se devem realizar mais seminários com formatos mais bem delineados para discutir sobre os itens de interesse do conjunto dos associados. Foi sugerido, ainda, por uma associada, após o encerramento dos trabalhos, que os brindes pudessem ser feitos de forma distributiva entre os associados, como por exemplo, no dia do aniversário de cada associado para que contemplasse um maior número de pessoas.
A atividade foi encerrada com a apresentação cultural de colegas docentes que promoveram um momento de sarau musical e leitura de poesias.
Belo Horizonte
Maio de 2025